CLICK E DÊ UMA OLHADINHA

EDUCADOR, QUE IMAGEM VOCÊ TEM PASSADO?



ESPELHO
COMO ESTÁ A SUA IMAGEM?
       Vou usar uma parábola? Você sabe o que é? É uma comparação para facilitar o entendimento do assunto, usando algo conhecido para poder explicar melhor.

       Jesus usou muito as parábolas para ensinar sobre Deus e sobre o reino de Deus aqui na terra. Fazia-o de modo que seus ouvintes se espelhassem na parábola, tirassem suas conclusões e aprendessem o assunto.

imagem
SE OLHARMOS NO ESPELHO PODEREMOS VER O PASSADO?

       Claro que não!   O que vemos está no presente.
       Mas, fazendo uma comparação, podemos dizer que há um "espelho" que nos mostra o passado. Sabe qual? A fotografia.
       A foto, como o espelho, mostra uma imagem porém na foto a imagem fica gravada.

Com 1 mês
Com 3 meses


Com 5 meses

       Olhando para as fotos posso contar o que ocorreu em cada momento destes. Momentos do passado que agora são como espelho.  Imagens do passado que falam profundamente no presente.

       O texto bíblico abaixo convoca o povo de Deus, que agora somos nós cristãos, à usar o passado como espelho para o presente.

Salmo 78: 1 ao 7 (Versão Bíblia Viva)

Ó meu povo, escute com atenção a minha lei. Abra seus ouvidos para as coisas que eu vou ensinar.  Como parábola eu contarei fatos da história do nosso povo, que nossos pais e avós nos contaram e conhececemos muito bem. Vou lhes contar essas coisas  para vocês poderem passar a diante a história dos milagres maravilhosos que o Senhor realizou e do seu grande poder, contando tudo aos seus filhos e netos.  Ele deu suas Leis à Israel para mostrar sua vontade ao povo, e ordenou aos antigos israelitas que ensinassem essas Leis a seus filhos. Assim, cada nova geração saberia a vontade do Senhor e ensinaria a geração seguinte, para que sempre confiassem em Deus e nunca esquecessem seus grandes milagres, obedecendo fielmente os mandamentos do Senhor.



       Quando estávamos olhando as fotos, creio que notaram que as duas primeiras estão meio amareladas, não estão muito nítidas. Isso nos dá uma visão ruim da imagem!
     Muitos, nas novas gerações de cristãos, não conhecem verdadeiramente ao Senhor porque as lições do passado bíblico não tem sido transmitidas de forma nítida. Isso dá uma visão errada sobre Deus! ( Saiba mais lendo COMO VAI O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS?)

       E como isso tem acontecido?   De que forma Deus tem sido encoberto às novas gerações?   Com o  comodismo, o desinteresse, a arrogância, as idéias baseadas em "achismos", o mau exemplo de vida de muitos cristãos, pastores, educadores e líderes em geral.
       Somos o povo atual de Deus, o Israel espiritual. Se formos "fotos embaçadas", "amareladas",  encobriremos às gerações futuras as preciosas e transformadores lições do passado.

       O que é necessário para que possamos passar a imagem nítida de Deus para as novas gerações?
  • Bom testemunho cristão
  • Responsábilidade
  • Comprometimento
  • Renúncia
  • Dedicação
  • Etc ...

       Qual o objetivo de relatar claramente as lições do passado para as novas gerações?
       Para que possam aprender a confiar em Deus, não esquecerem seus feitos e guardarem seus mandamentos.  Assim poderão passar uma imagem nítida de Deus para as gerações seguintes.

       Quais são as gerações que devemos passar essa imagem nítida?  Você pode estar dizendo que são as crianças, os adolescentes e jovens. Concordo com você, mais vai além.
       Somos o Israel espiritual, o povo de Deus, que nasceu de novo ao reconhecer Jesus como Salvador, e nos tornamos novas criaturas. Alguns há muitos anos atrás, como eu que tenho 25 anos de convertida, outros mais e outros menos tempo de vida cristã.
       As novas gerações do povo de Deus são as novas criaturas que vão nascendo dia a dia e precisam ser ensinadas, na Palavra, sobre Deus e a vida cristã.       
      Somos seus pais espirituais, pais na fé, que tem a missão dada por Deus de educar seus filhos no caminho do Senhor.

       A educação cristã das novas gerações é responsabilidade sua, minha, nossa.  Você tem cumprido essa responsabilidade?
       Se não tem cumprido, esse é o momento de fazer uma oração pedindo ao Senhor que lhe oriente para cumprir sua responsabilidade de passar uma imagem nítida às novas gerações.
       Com certeza Deus está muito interessado em nos ajudar, pois afinal de contas foi Ele quem nos mandou ensinar.
       Esse é um grande privilégio e uma grande responsabilidade! 

SEJAMOS ABENÇOADOS PELA PRÁTICA DA PALAVRA.

Bjuuss
Cris Manhães

  

Nenhum comentário:

CLICK E CONHEÇA

Elo7

Elo7 clique e conheça

Gostou do blog compartilhe:

Share
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnogospel: Os melhores links evangélicos

COMUNICADO:

No caso em que haja algum problema com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional, nem comercial. Neste caso, favor me comunicar, deixando um comentário, para que eu possa adicionar os créditos ou retirar o material. Grata, Cristina Manhães.




ARQUIVO DO BLOG

MEU CANAL



ACESSE - CLICK  AQUI

SIGA NO TWITTER