CLICK E DÊ UMA OLHADINHA

COMO É UMA VIDA CRISTÃ ABUNDANTE? (PARTE 3) O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE


O AGIR  DO ESPÍRITO SANTO

 

Batismo com o Espírito Santo - Capacitação para testemunhar

Vamos refletir sobre

 mais um princípio 

fundamental, para uma

 vida cristã abundante,

 encontrado no livro de

 Atos dos Apóstolos



O  ESPÍRITO  SANTO
DENTRO, SOBRE e ATRAVÉS


O Espírito Santo dentro de nós


       Sabemos que o Espírito Santo de Deus habita dentro de todo aquele que nasceu de novo ao confessar a Jesus como Salvador.


       Sobre este assunto já refletimos em outra postagem entitulada:




O Espírito Santo sobre nós

 Atos
1:1 Fiz o primeiro tratado (evangelho segundo Lucas), ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
1:2 Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
1:3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
1:4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
1:5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 

1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.  


        Os discípulos presenciaram a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

        Receberam diretamente dele suas ordens para continuar Seu ministério e serem Suas testemunhas. Mas essa ordem não foi só prá eles, e sim prá todos os discípulos em todos os tempos.

Testemunhas?!! 

       Uma testemunha relata aquilo que viu, ouviu, vivenciou.

       Como posso testemunhar se não vivi com Ele naquela época? 

1ª João
5:10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. 

        Podemos testemunhar de Jesus, pois temos o testemunho do Espírito Santo de Deus dentro de nós, dando certeza de quem é Jesus.

 Atos
2:1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2:2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
2:3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
2:4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 

 2:14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 2:15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. 2:16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 2:17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; 2:18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; 

 

          Haviam 120 discípulos aguardando em Jerusalém, como Jesus ordenou que fizessem.  E o Espírito Santo veio sobre todos eles, cumprindo a promessa de Deus anunciada através do profeta Joel, e deram testemunho falando das maravilhas de Deus para todos que estavam na cidade ( estava lotada por judeus de várias partes do mundo pois a festa de pentecostes era uma das mais importantes para os judeus).

      Atos 2:4 mostra pela primeira vez o Espírito Santo vindo sobre os discípulos, enchendo-os com poder para testemunhar mais efetivamente. 

      Mas esse foi um ENCHER INICIAL DO ESPÍRITO SANTO, pois em outro capítulo mostra os mesmos discípulos sendo CHEIOS DE NOVO: 


4:24 E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;
4:26 Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.
4:27 Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;
4:29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
4:30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
4:31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

        Agora o Espírito Santo veio novamente sobre eles e foram cheios de novo.  Isto mostra que o encher do Espírito Santo não é um acontecimento único, mas pelo contrário, é um encher contínuo.

        O Espírito Santo vêm, sobre os discípulos de Jesus, contínuamente, capacitando-nos para testemunhar.

         Você é um discípulo de Jesus ?  De que você está cheio?  De preocupações?

 Lucas

12:22 E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
12:23 Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.

12:29 Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. 12:30 Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. 12:31 Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 12:32 Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. 

 

Enchei-vos do Espírito

Efésios
5:18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 

     Obs:  A palavra no grego, traduzida para enchei-vos, tem o sentido de ser cheio repetidas vezes. 

     Como me encher com o Espírito Santo? Crendo e obedecendo.

     Deus não faz diferença entre seus filhos, Ele ama a todos. O que diferencia o agir do Espírito Santo é se o filho crê e obedece.

     Os discípulos viviam por fé e obediência, por isso estavam constantemente sendo cheios pelo Espírito Santo de Deus.

 

O Espírito Santo através de nós

Atos
10:38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. 

 

        A razão pela qual Deus unge seu povo, com o mesmo poder com o qual Ele ungiu a Jesus, é que Ele deseja que nós CONTINUEMOS A OBRA que Jesus começou a fazer e a ensinar.

       Estratégias e talentos humanos tem seu valor, mas nunca poderão substituir o agir do Espírito Santo através de nós. Não podemos confundir: o poder não é nosso, o poder é do Espirito Santo de Deus, e Ele age através daquele que crê e obedece.

     Este é um dos princípios fundamentais da vida cristã abundante.  

     Na próxima postagem refletiremos sobre outro princípio fundamental: O Nome de Jesus

Próxima postagem COMO É UMA VIDA CRISTÃ ABUNDANTE? (Parte 4 - O Nome de Jesus)

 Graça e Paz

 

Convido a curtir minha página no facebook:

   Fan Page Cristãos em Construção

OBS: Antes de sair deixe seu comentário pois ficarei feliz em saber o que você pensa, sobre o assunto abordado e sobre o blog, desde que não seja desrespeitoso (a). 
         Basta  CLICAR  SOBRE A PALAVRA COMENTÁRIO, que está no final desta postagem,  para abrir o espaço onde poderá deixar o seu.  
         Se você gostou destas reflexões bíblicas, e gostaria de ser avisado das próximas, só é preciso tornar-se um amigo do blog se inscrevendo em PARTICIPAR DESTE SITE, e receberá automaticamente as postagens novas e as atualizadas.



        Espero continuarmos juntos. 

 

     Graça e Paz.

Bjuuss

6 comentários:

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Muito bom querida, infelizmente tem pessoas que acham que as suas estratégias e talento é o que contam... Que pena! Ai de nós se não fosse o Espírito Santo, o agir é dEle sim! e Ele distribui os seus dons para o que lhe é útil, quando Ele quer! cabe a nós buscarmos e estarmos disponíveis.

Unknown disse...

Oiee!! quem colocou as abs no meu blog foi uma amiga dona desse bolg: http://www.thatimaforte.com/
Entre em contato com ela ok bjs
http://www.mahmaquiagens.blogspot.com.br/

♥*´¨)*
¸.•*¸.•*´¨).•*¨)
(¸.•´*(¸.•´*(.¸. • By Mah Dantas

ANA CRISTINA RODRIGUES MANHÃES disse...

OBRIGADA MINHA LINDA!!! VOU DAR UMA PASSADINHA LÁ.

BJUUUSS

CRIS

ANA CRISTINA RODRIGUES MANHÃES disse...

OLÁ MINHA LINDA!!! OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO.

SE QUIZER CURTA TAMBÉM MINHA PÁGINA NO FACEBOOK:
Fan Page Cristãos em Construção

BJUUUSSS

CRIS

Ismael Júnior disse...

Boa noite Cris, a Paz do Senhor!

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10


A proposta de Jesus Cristo é que todos tenham uma vida abundante, calma rsrsr... não vamos confundir que isso esteja restrito a bens materiais, BMW, Mercedez, Audi (lógico que um A4 na minha garagem não ia nada mal rsrsr). Temos uma vida plena e abundante quando Cristo verdadeiramente nos conduz em nossas atitudes para que Ele brilhe em nós, pois devemos ser sal.

Cristo nos prometeu vida em abundância, então, que possamo viver essa vida!


=)

Ismael Jr,

www.crtfoco.blogspot.com.br

ANA CRISTINA RODRIGUES MANHÃES disse...

OLÁ MEU AMIGO. CONCORDO PLENAMENTE, POR ISSO REFLETIMOS SOBRE O ASSUNTO NO LIVRO DE ATOS ONDE MOSTRA UM POUCO DA VIDA ABUNDANTE DOS PRIMEIROS CRISTÃOS, E CREIO QUE VOCÊ SENDO UM ESTUDIOSO DA BÍBLIA SAIBA QUE MUITOS ERAM FINANCEIRAMENTE POBRES PORÉM OUTROS FINANCEIRAMENTE RICOS E ATÉ COOPERAVAM PARA MANTER O MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO.
ISSO MOSTRA QUE VIDA ABUNDANTE NÃO DEPENDE DA CONDIÇÃO FINANCEIRA E SIM DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE REFLETIMOS DURANTE ALGUMAS POSTAGENS ESSA SEMANA.

GRAÇA E PAZ.

BJUUSS
CRIS

CLICK E CONHEÇA

Elo7

Elo7 clique e conheça

Gostou do blog compartilhe:

Share
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnogospel: Os melhores links evangélicos

COMUNICADO:

No caso em que haja algum problema com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional, nem comercial. Neste caso, favor me comunicar, deixando um comentário, para que eu possa adicionar os créditos ou retirar o material. Grata, Cristina Manhães.




ARQUIVO DO BLOG

MEU CANAL



ACESSE - CLICK  AQUI

SIGA NO TWITTER